Investir em pessoas é um bom negócio ?
29 de agosto de 2018
AI. Você sabe o que é isso?
25 de setembro de 2018
Exibir tudo

A 4° REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

Esse é exatamente o título de um livro de Klaus Schwab, um engenheiro e economista Alemão, fundador do Fórum Econômico Mundial e uma das pessoas mais influentes no mundo quando o assunto é o “futuro da humanidade”. Lançou seu livro em 2016 e, hoje, dois anos depois ainda encontramos profissionais que não sabem ou não entendem o que é isso.

Vejamos:

A palavra “revolução” caracteriza uma mudança radical na forma de ver as coisas, ela modifica toda nossa maneira de pensar, toda nossa percepção de mundo. Vivemos até hoje 03 revoluções e estamos experimentando a quarta. São elas:

1° REVOLUÇÃO 1760 – 1840: implantação das máquinas a vapor

2° REVOLUÇÃO 1850 – 1940: descobrimento da eletricidade e da linha de produção

3° REVOLUÇÃO 1950 – 1990:  invenção do computador e internet

4° REVOLUÇÃO 2016 – atual: velocidade das informações

A QUARTA EVOLUÇÃO ESTÁ ACONTECENDO!!! e está modificando a maneira como as pessoas se comportam e vai modificar a forma como a sua empresa resolve os problemas das pessoas e dos profissionais que nela trabalham.

E como RH não podemos ignorar esses avanços tecnológicos, pois significa fechar os olhos para novas oportunidades, para novas possibilidades de trabalho.

Por exemplo: em Detroit em 1990 tínhamos 1.2 milhões de profissionais para faturar 250MM de dólares e hoje (2018) temos 1.37 mil profissionais para faturar o mesmo tanto.

E no futuro dos empregos?

Todas as revoluções trouxeram essa preocupação…. de fato, algumas profissões vão acabar e outras vão ser criadas. Não podemos ser deterministas e dizer que essa ou aquela profissão vai acabar, mas existe uma tendência e essa está ligada a questão da automatização dos processos profissionais.

No quadro abaixo podemos ter uma ideia quanto a finitude de algumas profissões.

A saída para tudo isso é o conhecimento!

Conhecimento sobre si mesmo e conhecimento do outro, assim conseguiremos ter inteligência emocional para lidar com as adversidades advindas das mudanças globais. E vamos que vamos, pois, os humanoides com IA estão chegando…

Quer saber mais?

Liga pra gente…

WhatsApp chat