PROGRAMA DE TRAINEE E ESTAGIÁRIO

16 de dezembro de 2017

TREINAMENTO COMPORTAMENTAL

11 de dezembro de 2017

COACHING

Coach é uma palavra inglesa, mas de origem húngara (kocsi). Kocs é uma cidade na Hungria, que no século XV começou a produzir carruagens que se tornaram as mais cobiçadas da época por seu conforto.

A palavra possui vários significados, porém dois deles são mais comuns:

- Veículo de transporte – originalmente carruagens eram chamadas de coaches. Em uma vertente mais metafórica, o coach era o professor que guiava as crianças pelos diversos campos do conhecimento – em analogia às carruagens da época que carregavam as famílias pelos campos da Inglaterra.
- Técnico ou treinador de profissionais – conta-se que as famílias muito ricas, quando em longas viagens pelo interior da Inglaterra a passeio ou a negócios, levavam servos que liam em voz alta para as crianças no interior das carruagens (coaches) aquilo que elas deveriam estudar.

Já no século XX, as universidades americanas começaram a usar essa terminologia para denominar o instrutor de seus atletas e daí para o mundo.
Embora academicamente inapropriada e muito combatida por alguns, no mundo corporativo é largamente aceita.

Coaching é um processo estruturado, com metodologia e tempo definido que, através de ferramentas específicas, apoia os profissionais para alcançarem o resultado que desejam em suas vidas, carreiras, empreendimentos ou organizações.

Este processo acontece entre um profissional de coaching, denominado Coach e um cliente, denominado coachee. O Coach faz com que o coachee descubra seus sonhos, metas e seu potencial inexplorado. Ajuda o coachee a transformar esse conjunto em ação e a não perder o foco no caminho da implantação.


“O coach é… um soprador de brasas”

Leonardo Wolk

O Processo

O processo de coaching é totalmente estruturado e pautado em metodologia específica, sendo totalmente interativo e conduzido através de reuniões semanais entre Coach e o Coachee (cliente), com uma média de 1 hora de duração.

Dura aproximadamente de 3 a 6 meses, podendo se estender a 01 ano em alguns casos de Coaching de Vida ou durar menos de 01 mês como no Coaching de Equipe.

As reuniões podem ser presenciais, por telefone ou Skype. Recomenda-se que as 2 primeiras sejam sempre presenciais, para que se crie um ambiente de confiança e empatia entre Coach e o Coachee (cliente).
COACHING EXECUTIVO
Processo de Coaching Executivo ou Executive Coaching – é realizado individualmente com executivos ou líderes com o objetivo principal de maximizar, bem como potencializar, o desempenho e assertividade dentro do ambiente corporativo. Através desse processo, o profissional tem a oportunidade de entrar em contato com os comportamentos, habilidades e atitudes que podem auxiliá-lo ou prejudicá-lo no dia a dia do trabalho.
O objetivo principal do Coaching Executivo é o desenvolvimento das lideranças, melhoria nas relações interpessoais e de trabalho, motivação, visão sistêmica, etc, com foco no desenvolvimento, na aceleração de resultados e no alinhamento sistêmico dos profissionais à cultura organizacional.
É um processo que apoia o profissional a acelerar o desenvolvimento de suas competências, alcançando assim melhor performance cotidiana no trabalho. Estimula o autoconhecimento, eleva a eficácia do profissional na sua posição atual e o prepara para cargos futuros, gerando aumento de confiança no desempenho de suas funções.
O processo de Coaching Executivo tem duração média de 3 a 6 meses. As sessões são semanais, com duração de 1 hora e podem ser feitas presencialmente, por telefone ou Skype.

A contratação do Coaching Executivo pode ser feita tanto por empresas como diretamente por profissionais.

Benefícios:

Alcance de uma melhor performance no dia a dia do trabalho;
Maior clareza dos objetivos e metas;
Melhor planejamento;
Melhor tomada de decisões;
Maior contribuição para o time, bem como para a organização;
Maior satisfação motivação.
COACHING DE CARREIRA
O coaching de carreira destina-se a pessoas que estão passando por uma transição de carreira, ou ainda desejam faze-la em curto espaço de tempo. Esse processo é voltado para profissionais que desejam maior significado e satisfação na sua área profissional. Nesse processo a função do Coach é auxiliar o coachee a visualizar suas necessidades e legitimar seus objetivos, potencializando seus resultados através de ações estratégicas com enfoque profissional e humano que permitam utilizar a melhor maneira possível à capacitação técnica e as habilidades sociais.

Benefícios:

Descoberta de talentos e forças
Maior clareza em relação ao direcionamento de sua carreira;
Definição da marca pessoal;
Alinhamento da missão profissional com valores pessoais;
Atuação mais efetiva para conquista de metas;
Maior realização pessoal por meio de uma carreira feliz e com sucesso;
Crescimento e desenvolvimento profissionais;
Compreensão dos propósitos de vida;
Clareza em relação às direções futuras.
COACHING DE EQUIPE
Coaching de Equipe é o processo de coaching realizado com equipes de trabalho de um mesmo departamento ou áreas multifuncionais, que têm objetivos e metas em comum. O objetivo principal é alavancar o desenvolvimento do time para o alcance de metas e resultados mais assertivos. Está focado no desenvolvimento das competências que o time/equipe necessita para atingir melhores resultados.
Muitas vezes as pessoas trabalham lado a lado anos seguidos e não conhecem seu par ou mesmo seu colega de trabalho em sua completude. Esse processo tem como objetivo primeiro construir uma identidade para o time e trabalhar os gap’s de desenvolvimento, direcionando o time para o alcance de um objetivo comum, minimizando comportamentos comuns não saudáveis, tais como: vaidade, competição, resistência a mudanças, etc.
O Coaching de Equipe se destina a grupos, que tenham um mínimo de 6 profissionais e um máximo de 20. Tem duração de 10 reuniões, feitas em intervalos de 3 a 4 semanas. A primeira reunião dura em torno de 6 a 8 horas e as demais de 2 a 4 horas, dependendo do número de pessoas que compõe a equipe. As reuniões são promovidas durante o horário normal de trabalho e podem ser feitas em salas de reunião, dentro ou fora da empresa.

Benefícios:

Desenvolvimento de um Time de trabalho
Aumento da produtividade;
Minimiza comportamentos inadequados;
Maximiza as competências em prol do atingimento de metas;
Melhora a comunicação do Time;
Maior satisfação/motivação.
COACHING DE VIDA
Coaching de Vida ou Life Coaching é uma modalidade de coaching voltada para vida pessoal. Objetiva melhorar a qualidade de vida, bem como a satisfação pessoal.

Nesse processo, o Coach auxilia o Coachee (cliente) a descobrir o que realmente importa na sua vida e a focar seus esforços. Também ajuda a eliminar possíveis obstáculos que apareçam no meio dessa empreitada.

O Coaching de Vida trabalha com diversas áreas da vida como: social, familiar, saúde, lazer, profissional, entre outras. E proporciona ao coachee identificar as “áreas sombras” para que suas escolhas sejam mais assertivas, alcançando os objetivos de forma mais clara e, muitas vezes, mais rápida.

O Coaching de Vida varia de 03 meses a 01 ano, com reuniões semanais, de 1 hora de duração. Neste caso, recomenda-se que, em sua maioria, sejam presenciais.

Benefícios:

Maior equilíbrio entre as áreas da vida;
Maior clareza das “áreas sombras”;
Maior responsabilidade com os resultados alcançados;
Maior harmonia com os valores pessoais;
Maior satisfação pessoal.
WhatsApp chat